quarta-feira, 1 de abril de 2009

De Santa Cristina de Longos a S. João del Rei

Por Roberto Sandoval : rlavodnas@hotmail.com ou rlavodnas@gmail.com

Prólogo :


Longos, situada no extremo nor-noroeste do concelho de Guimarães , nos limites com o de Braga, dista cerca de onze quilómetros da cidade de Guimarães. É composta pelos seguintes lugares principais : Boavista, Covinho, Entre as Águas, Ordem de Cima e Ordem de Baixo, Outeiro da Cheira e Outeiro de Oleiros, Pedrais e Souto do Vale.

A antiga freguesia de Santa Cristina de Longos era vigairaria da apresentação do arcediago de Olivença, do cabido da Sé de Braga e, depois, da patriarcal (segundo a "Estatística Paroquial"), no termo de Guimarães. Passou mais tarde a priorado.

Escreve, a propósito, o Pe. Carvalho: "Santa Cristina de Longos, cabeça de arce-diago em Braga, que primeiro se chamou Olivença com cinco anexas mais, rende um conto. Tem vigário que apresenta o arcediago e oitenta vizinhos. Aqui viveu Pedro de Longos, pai de D. Mem Pires de Longos, ou Briteiros, tronco deste apelido."

.
"Mostrou hum titolo do dito arcediagado d’Oliuenca em que ho arçebispo dom Jorge declara que ho arcebispo dom Luis seu anteçesor criara de nouo este arcediagado d’Olivemça e lhe anexara Jn perpetuum ha jgreja de Santa Cristina de Longos com suas anexas e asy as Jgrejas de Santa Maria de Lijoo e São Tiago de Lordelo com suas aneja São João de Calvos e que elle arcebispo aproua e retifica ho feyto per seu antecesor com comsemtimento do seu cabido a qual retifycacão foy feita em Braga aos bj de Junho de mill e quatrocentos nouenta e dous per elle e pello cabido asynado a saber por qynze denidades e conegos” (ADB, RG, Lð 323, fol. 164)".

Introdução - Correção e ampliação a F. Gayo

FELGUEIRAS GAIO § 17, N.º 22


I – DIOGO DE ARAÚJO, (Filho de Frólios de Araújo § 14, n.º 21), casou com Dona Inês Martins dos Guimarães, filha de Martinho dos Guimarães, já viúva a 05-Out-1548, quando passa uma procuração na vila ao Licenciado Gaspar Gomes e a Manuel Gonçalves barbeiro. Residiram numas casas sobradadas sitas na Rua da Sapateira da Vila de Guimarães, as quais herdou sua filha Dona Isabel de Araújo que as nomeou, por escritura de 14 de Julho de 1586, em seu sobrinho Baltazar da Rocha de Araújo cavaleiro fidalgo da casa d’el rei morador na cidade de Braga, filho de sua irmã Filipa de Araújo e de seu marido Gonçalo da Rocha.


Tiveram:


1 (II) DOUTOR MANUEL DE ARAÚJO, que segue


2 (II) PAULO AFONSO DOS GUIMARÃES, casado com LEONOR DE ANDRADE, c.g no tít.: Andrades Freires, § 21, n.º 6


3 (II) SENHORA ISABEL DE ARAÚJO casou com o Licenciado JERÓNIMO LUÍS


4 (II) SENHORA ANA DE ARAÚJO, casada com NICOLAU DE ARROCHELA E FARO


5 (II) SENHORA FILIPA DE ARAÚJO casada com GONÇALO DA ROCHA, cavaleiro fidalgo filho de João Lopes da Rocha


II - DOUTOR MANUEL DE ARAÚJO casado com DONA MARIA DE AZEVEDO, gente nobre, da principal da vila de Guimarães, senhores da Quinta do Fojo, em Santa Cristina de Longos , que segue :
(texto acima de F. Gayo com as devidas correções propostas , por colaboração , do historiador e pesquisador Rui Faria)

Cap. I – Em Santa Cristina de Longos

1) Doutor Manuel de Araújo , nascido por 1510 , foi casado com Dona Maria de Azevedo , gente nobre , da principal da vila de Guimarães , senhores da Quinta do Fojo em Santa Cristina de Longos. Tiveram , entre outros , a filha Paula de Araújo , que segue :

2) Paula de Araújo , nascida por 1540 , foi casada com Lourenço de Freitas. Tiveram , entre outros , a filha Ana de Freitas , que segue :

3) Ana de Freitas , foi casada com Antonio de Ferreira , filho de Jácome Ferreira e de sua mulher Maria Gonçalves. Foram Caseiros de d. Cristina da Gama que morava na Quinta do Bairro. Tiveram , entre outros , a filha Paula de Freitas de Araújo , que segue :

4) Paula de Freitas de Araújo , foi casada , aos 29/01/1634 , com Miguel Barbosa , natural de São Miguel de Roriz , filho de Pedro Martins e de sua mulher Isabel Álvares. Miguel Barboza faleceu aos 31/08/1658. Foram moradores na Quinta do Fojo , cristãos velhos e por todos conhecidos.
Do livro dos registros de casamentos de Santa Cristina de Longos :

"Domigo , Vinte e nove dias do mes de janeiro / de mil e seis centos e trinta e quatro à manham / recebi nesta igreja por palavras de presente /
Verso
Miguel Barbosa /
Conforme ao Sagrado Concilio Tridentino a / Miguel Barbosa con Paula dArahujo de Castro / moradores na quintan do Fojo desta freguesia / testemunhas que presente estando Bras ...... / Amaro da Costa , Cosmo Gls , Cosmo Jorge e a maior / parte dos fegueses desta Igreja - Freitas". (Sic).


Paula de Araújo e seu marido Miguel Barbosa , tiveram , entre outros , o filho Pedro Barboza , que segue :

5) Pedro Barboza , foi casado com Ângela F.ca Faria. Ângela faleceu em 08/02/1713 , talvez natural da freguesia de Santo Estêvão de Briteiros.

De um processo de Inquirição de Genere de Luís Barbosa , irmão de Pedro Barboza :

“Inquirição de Genere de Luís Barbosa, Filho de Miguel Barbosa e de sua mulher Paula de Araújo aos 13-Set-1675. Processo nº. 3495. Pasta n.º 193 , que encontra-se à guarda do Arquivo Distrital de Braga. Moradores que foram na Quinta do Fojo, freguesia de Santa Cristina de Longos.

Folha 3v - Paula de Araújo era filha legítima de António Ferreira e de sua mulher Ana de Freitas moradores na sua Quinta do Fojo, os quais eram cristãos velhos e por todos conhecidos.

Folha 3 v, 4 - Que o dito António Ferreira é filho de Jacome Ferreira e de sua mulher Maria Gonçalves moradores que foram à porta de São Francisco, e o dito António Ferreira era irmão inteiro de Maria Ferreira moradora na Rua Nova, que teve filhos seus frades de São Francisco, e aos padre Jácome Ferreira vigário que foi desta Santa Sé que bem foi conhecido por cristão velho.
Que a dita Ana de Freitas era filha legítima de Lourenço de Freitas e de sua mulher Paula de Araújo, moradores na Quinta do Fojo.
E a dita Paula de Araújo era filha do Doutor Manuel de Araújo e de sua mulher Dona Maria de Azevedo da vila de Guimarães.
Miguel Barbosa foi natural da freguesia de São Miguel de Roriz termo da Vila do Prado, concelho de Barcelos, filho de Pedro Martins e de sua mulher Isabel Álvares (bobine 85, Misto 1, Paroquial 647).
Que este impedim.to devia ser levantado por João D.es da frg.a de S. Miguel de Roriz, o qual he inimigo capital dos irmãos do embarg.te na geração, e foram o d.o João D.es, e seu pai inimigos de Ana de Freitas avó do embarg.te e caseiros de D. Cristina da Gama, defunta, que morava na sua Q.ta do Bairro, e foi inimiga capital da d.a Ana de Freitas, e della quebou falsame.te por hua alcatifa, e decahio e mora três legoas distante donde mora o impedido, e sua may, e he de 50 anos, avendo na fr.ga outros mais velhos.
Que este impedimento he falso, e assi o entendem todos porq.to na geração do impedido nunqua ouve parente, ou parenta que fosse prezo, ou comprehendido pello Sto. Off.o.”


Pedro Barboza e s/m Ângela F.ca Faria tiveram , entre outros , o filho Thomé Barboza , que segue :

6) Thomé Barbosa , batizado aos 19/12/1689 em Santa Cristina de Longos , onde foi casado , aos 18/07/1715 , com Maria de Freitas , filha de Bras de Freytas e de Catherine Fernandes.

Do Arquivo Municipal Alfredo Pimenta , dos registros de casamentos da Igreja de Santa Cristina de Longos , fls 143 :

“Thome Barboza
M.a de Freitas

Aos dezouto dias do mez de Julho de mil settecentos e quinze annos / nesta Igreja de Santa Cristina de Longos em presença de mim An / tonio Figueyra Maciel Vigario da dita Igreja , e de muitas testemunhas / especialmente das abaixo assignadas dados os banhos na forma do / Sagr. Conc. Trid. e Constituicoens deste Arcebispado sem impedimento / e com licença do Reverendo Doutor Juis dos Cazamentos Se Receberão / Thome Barboza e Maria de Freitas elle filho Legitimo de Pedro / Barboza e Angela F.ca Faria ja defuntos do Lugar do Fojo ; e ella filha natural de Bras de Freytas , do Lugar de "Corra" , e de Catherina / Fernandes do Lugar de "Cocherre" ambos da freguezia de São Louren- / ço de Sande , e que forão prezentes Testemunhas o Padre Sylves / tre Ferreyra Coadjutor desta Igreja , João Ferreyra da Sylva / João de Araujo de Fojo , e Gregorio de Freytas todos desta fre / guezia que aqui commigo assignarão hoje dia e era ut supra.
O Vgr.o M.el Fig.ra
M.el .......
o Pe Sylvestre Ferr.a
Gregorio de Freitas
João de Araujo”.
(Sic).



"Thome
Aos dezanove dias do mes de dezembro de seisc.tos e oitenta e / nove Baptizei Thome f.o de P.o Barboza do Fojo e de sua / segunda molher Angela de Faria ........ padrinho , e M.a Gls digo M.a Jorge / m.er de Custodio Gls de Torás.
João Correa Alegrette" (Sic)

Thomé Barboza e Maria de Freitas tiveram , pelo menos , os seguintes filhos , todos nascidos na aldeia de Fojo em Santa Cristina de Longos :

7-1) Bento , nascido em 22/07/1715 e falecido em 27/04/1791, foi casado com Domingas Gonçalves.

7-2) Maria , nascida em 27/06/1718 e falecida solteira em 21/09/1761.

7-3) Mariana , nascida em 04/08/1721, casou-se com Jerônimo Jorge aos 04/11/1742.

7-5) Teresa , nascida em 29/11/1724.

7-6) Teresa , nascida em 26/02/1726 , casou-se com Antônio Pereira aos 23/05/1750.

7-7) José , nascido em 10/01/1730.

7-8) Manoel Barboza Guimarães , nascido na aldeia do Fojo em 22/03/1732 , batizado em 25/03/1732 na Igreja de Santa Cristina de Longos e que segue no capítulo seguinte.

Do Arquivo Municipal Alfredo Pimenta , dos registros de batizados da Igreja de Santa Cristina de Longos , fls 119 :

“Manoel filho de Thome Barboza , e de sua mulher Maria de Freitas moradores no Lugar / de Fojo conforme me informarão nasceo aos vinte e dous dias do mez de Março / de mil setecentos e trinta e dous annos , e aos vinte e cinco dias do dito mez e anno / eu Antonio Figueyra Maciel Vigario desta Igreja de Santa Cristina de Longos / o baptizei e lhe puz os Santos Oleos , forão padrinhos o Padre Manoel de Freitas / da freguezia de São Lourenço de Sande , e Jeronima filha de Gregorio de Freitas / do Lugar de Pedraes , e testemunhas prezentes o Padre Joze Alvares Coadjutor des / ta Igreja , e João Francisco do Lugar de Agrijó que com padrinho e commigo / assignarão.O Vigr.o Ant.o Figr.ra Maciel , o P.e Jozé Als , o P.e M.el de Freitas , João Fran.co”. (Sic)

Cap. II – Em Prados , MG

Manoel Barbosa Guimarães veio para o Brasil em meados do século XVIII , casou-se , aos 19/09/1764 , na Matriz de Nossa Senhora da Conceição dos Prados , MG , com Thereza Maria de Jesus , natural de Prados , MG , nascida por 1745 , filha de João Garcia Sodré , natural da Ilha do Pico e de s/m Ana Maria de Oliveira , natural da Ilha do Faial , Açores. João Garcia Sodré e sua família estão em destaque no Blog http://garciasodre.blogspot.com/

Do Arquivo Eclesiástico da Diocese de São João del Rei , MG :

“M.el Barboza Guimarães e Tereza Maria de Jesus

Aos dezenove dias do mes de Septembro de mil sete centos sesenta e quatro annos , pelas sette horas da manhã , nessa Matriz de Nossa Senhora da Conceiçam dos Prados , em cuja freguezia a contrahente he moradora , sendo feita as denunciaçoens na dita Matriz e nas mais partes a onde se devião falar , sem se descobrir impedimento como consta de hua provisão do Reverendo Doutor Joseph Sobral e Souza , Vigário da Vara desta Comarca , que fica em meu poder , na forma do Sagrado Concilio Tridentino , na minha presença e das testemunhas João de Mattos , Agostinho Joseph Dias , outras muitas , se casarão por palavras de prezente e facie eclesie , Manoel Barboza Guimarães , natural e baptizado na freguezia de Santa Cristina de Longos , Termo de Guimarães , Arcebispado de Braga , filho de Thomé Barboza e de Maria de Freitas , com Thereza Maria de Jesus , natural e baptizada em Prados , filha legitima de João Garcia e Anna Maria de Oliveira e logo lhes dei as bençoens nupciais na forma do Ritual Romano e para constar fiz este termo , que assignei , dia , mez et supra.
O Vigário Manoel Miz da Costa.
João de Mello Costa.
Agostinho Joseph Dias”.


Manoel Barbosa Guimarães e s/m Thereza Maria de Jesus deixaram , pelo menos , os seguintes filhos :

1) Manoel Barbosa Guimarães , c. 1765 , cc Ana Custódia de Jesus em 5/09/1791 , que seguem.

2) Jose Barbosa Guimarães , c. 1770 em Prados , cc Rosa Maria de Jesus na Capela do Espírito Santo filial de Lavras em 15/02/1790 , filha de Custódio Rodrigues da Veiga e de s/m Helena Maria de Jesus , cuja família segue no capítulo II e seguintes do Blog :
http://saomiguel-carrancas.blogspot.com/

3) Maria Thereza de Jesus , c. 1770 em Prados , cc Antonio Marinho de Moura em N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG , aos 20/02/1785.

Maria Thereza e Antonio Marinho de Moura são citados num registro de batismo em Caconde em 1823.

“Aos 3/9/1823 , batismo de Carolina , filha legitima de Tobias Barboza Guimarãens e Francelina Perpetua de Moura moradores no bairro do Bom Sucesso , forão padrinhos Jose Barboza Guimarãens cazado , e Maria Thereza de Jesus mulher de Antonio Marinho de Moura , todos desta freguezia , de que para constar fiz este assento que assigno. O Vig Carlos Luiz de Mello”.

Também foram citados no livro “Memória da Cidade de Caconde , por Adriano Campanhole , no capítulo 18 , pág. 216 , em Moradores de Caconde em 1822 :

“Antonio Marinho de Moura – Natural de Minas , branco , de 60 anos , casado com Maria Thereza de Jesus de 50 anos. Filhos : Celestino de 36 anos , Prometivo de 22 , Venância de 30 , Zeferina de 20 , Maria de 8 , Beatriz de 10 e Manoel de 4 anos. Cirurgião. Possuía 8 escravos”.

Cap. III – Em São João del Rei , MG

Ainda em Minas Gerais , Manoel Barbosa Guimarães , morador em Prados , casou-se na Matriz de São João del Rei , aos 5/09/1791 , com Ana Custódia de Jesus , natural de Carrancas (na época pertencia à Lavras do Funil) , filha de Custódio Rodrigues da Veiga e de s/m Helena Maria de Jesus , cuja família está descrita no Blog :
http://saomiguel-carrancas.blogspot.com/

Do Livro de Casamentos de Aiuruoca , MG :

Casamento realizado na Matriz de São João del Rei em 05/09/1791

“Manuel Barbosa Guimarães, natural de Prados, filho de Manuel Barbosa Guimarães e Teresa Maria de Jesus. Com Ana Custódia de Jesus, natural de Lavras, filha de Custódio Rodrigues da Veiga e Helena Maria de Jesus”.
.
Cap. IV – Em Caconde , SP

Já em 1817 , Manoel Barbosa Guimarães aparece num censo de Caconde , SP.

Do Arquivo Aguirra do Museu do Ipiranga.
O documento é parte do Tombamento Geral da Província , efetuado em 1.817 :

“Registro número : 2
Fazendeiro : Manoel Barboza Guimarãens
Sítio ou Fazenda : São Miguel
Aquisição : por Compra
Testada : 2.250 braças
Fundo : 30.000 braças (6 fils).
Cultura : Sítio Mantimentos.
Escravos : 4”


Nesta época de 1800 a 1820 , Caconde tinha um vasto território e o censo do ano de 1817 indica apenas pouco mais de 40 famílias , estava Caconde em franca decadência , somente depois de 1820 que houve a “Restauração” da mesma freguesia de Caconde.

Em 1826 , Manoel Barbosa Guimarães e sua família são recenseados em Caconde , SP.

“Lista de População do Distrito que ..... da Freguezia de N. S. de Caconde do Rio Pardo do anno de 1826 :

Manoel Barboza Guimaraens (Natural de Minas) 67anos / Casado / Branco / Agricultor.
M.er [mulher] Anna 56 anos / Casada / Branca.
F.os [filhos]
João 16 anos / Solteiro / Branco.
Maria 29anos / Solteira / Branca.
Anna 25 anos / Solteira / Branca.
Escravos
Esmeria 19 anos / Casada /Africana.
Joaq.m 30 anos/ Solteiro / Africano”.


Em 1830 , são novamente recenseados em Caconde , SP.

“M.el Barboza Guim.es (Natural de Minas) 64 anos / Casado / Branco / Agricultor / Planta p.a o gasto.
M.er [mulher]Anna Candida 62 anos / Casada / Branca.
F.os [filhos]
João 21
Manoel 18
Maria 33
Escravos
Jose 40 anos / Casado / Africano
Esmeria 20 anos / Casada / Africana
Vicencia 3 anos
Luciana anos 3 anos”.


Por 1835 , Manoel Barbosa Guimarães já teria 70 anos e s/m Ana Custódia de Jesus 64 anos , creio que tenham falecido por esta época.

Manoel Barbosa Guimarães e s/m Ana Custódia de Jesus deixaram os seguintes filhos :

1) Marçal Barbosa Guimarães , 1792 em Aiuruoca , cc Joaquina Luiza de Jesus em Serranos , MG , aos 11/09/1813.

2) Maria Genuária de Guimarães , 1797.

3) Madalena Maria de Jesus , 1800 , cc Jose Alves Moreira por 1818 , que seguem

4) Ana Esméria de Guimarães , c. 1801.

5) João Barbosa Guimarães , 1808.

6) Jose Barbosa Guimarães.

7) Manoel Barbosa Guimarães , 1810.

Cap. V – Madalena Maria de Jesus e seu marido Jose Alves Moreira

Seguem no capítulo V do Blog http://coura-ibitipoca.blogspot.com/

Colaboradores :

Ana Paula Pereira
..Rui Faria
....Víctor Emanuel Mendes Oliveira

Seguem fotos no rodapé deste blog

[em construção]

Nenhum comentário:

Postar um comentário